Presidente da Centauro em entrevista exclusiva ao Sincor-MT
Em entrevista exclusiva ao site do Sincor-MT, o presidente da Centauro Vida e Previdência, Ricardo Iglesias Teixeira, fala sobre o DPVAT e as estratégias que a seguradora vem empregando para agilizar o atendimento desse seguro, ao longo de uma década que vem atuando nesse setor.
Ricardo também menciona a necessidade de crescimento do mercado no setor de Vida e Previdência, indicando percentuais referentes a esse ramo no contexto brasileiro, propondo sugestões e posturas para que os corretores atuem com mais eficiência nessa área dos seguros.
O presidente da Centauro discorre, ainda, a respeito da proposta de expansão da seguradora para tornar-se uma empresa com foco nacional. A associação da seguradora com a Ohio National (USA) é outro assunto na pauta desta entrevista que você vai conferir.
1 - A Centauro é uma seguradora brasileira, que trabalha com seguros de pessoas, vida e previdência, e uma seguradora com foco no atendimento DPVAT. Vamos começar a entrevista pedindo para que o senhor explique como é a atuação da Centauro em relação ao DPVAT: que tipo de serviços ela presta e quais as pessoas podem recorrer a esses serviços, e se eles são gratuitos.
A Centauro presta atendimentos à vítima de transito para o requerimento do Seguro DPVAT de forma gratuita, através de suas unidades próprias, filiais e também através dos SINCORs e Corretores Parceiros. Qualquer vítima de acidente de trânsito, que se enquadre em um dos tipos de indenizações, pode requerer o Seguro DPVAT.
2 - A seguradora foi criada em 1992. Peço que o senhor faça uma breve avaliação da performance da Centauro, em relação ao DPVAT, ao longo desses 22 anos. O atendimento e a busca pelos serviços desse seguro têm evoluído? Ainda precisam evoluir muito? O que fazer para incrementar essa atuação?
A Centauro passou a atuar no atendimento DPVAT em 2004, completando agora 10 anos, e desde então revolucionou a forma de atendimento desse seguro. Empregando tecnologia, atendimento diferenciado, agilidade no processo de regulação dos sinistros e, principalmente, disponibilizando informações atualizadas ao respeito do andamento do processo, fez com que o Seguro DPVAT fosse mais conhecido e respeitado pelo mercado segurador. A divulgação do atendimento DPVAT de forma gratuita também evoluiu, mas muitas pessoas ainda desconhecem esse seguro e suas coberturas. É muito importante manter a mídia direcionada para essas pessoas e ampliar a capilaridade do atendimento, principalmente através dos Corretores de Seguros, que são profissionais especializados no assunto.
3 - A direção atual do Sincor-MT tem frisado bastante aos corretores a importância do atendimento à população em geral, no que se refere ao DPVAT, e o Sincor-MT tem contado com a parceria e o apoio da Centauro nesse sentido. Essa postura se justifica por questões éticas, técnicas e humanitárias, já que muitas pessoas vitimadas por acidentes de trânsito desconhecem o DPVAT e seus direitos em relação a esse seguro. Essa tarefa de conscientização junto a categoria dos corretores não é fácil, mas é necessária. Gostaria que o senhor falasse sobre isso.
Na verdade os corretores de seguros PJ que queiram se credenciar ao Projeto Corretor DPVAT Centauro, além de remuneração para a prestação desse serviço, contam também com uma série de facilidades para prestar o atendimento DPVAT, como o sistema especializado, envelopes com porte pago para o envio dos processos, cartazes de divulgação da corretora, identificação do ponto de atendimento no site da Centauro e apoio técnico. Lembramos que a remuneração que é repassada ao corretor não é descontada do valor da indenização das vítimas. O trabalho do Corretor de Seguros é essencial, pois além dele estar envolvido em uma ação social que o destaca como profissional, também inibe a ação de terceiros no segmento do seguro. O DPVAT é um seguro e nada mais justo que seu atendimento seja feito por quem é especialista no assunto.
4 - Vamos mudar o foco da entrevista. A Centauro atua em ramos como Vida e Previdência, que não contam com uma grande clientela, especialmente, se comparados ao seguro de automóveis. A cultura dos seguros no Brasil parece ainda não conseguir explorar satisfatoriamente esses ramos, mas imagino que isso vem mudando. Está correto esse raciocínio? E nos países mais desenvolvidos, a realidade também é essa?
Existe um enorme mercado esperando para ser explorado. Segundo dados de um relatório recentemente divulgado pela Swiss Re, cerca de 44% dos brasileiros não possuem seguro de vida, invalidez ou doença. Além disso, a mesma pesquisa mostrou que 40% dos brasileiros temem que poderiam sofrer e enfrentar dificuldades financeiras se forem afetados por uma doença prolongada ou invalidez. Ao todo, 96% dos entrevistados afirmou acreditar que precisam de uma apólice de seguros de algum tipo. Esse dado confirma que a constante ampliação da classe de consumo cada vez mais torna o seguro de vida atraente e visível. Neste momento, é papel do corretor de seguros avaliar o que é melhor e adequado para cada um de seus clientes e oferecer soluções para eles.
5 - Aos corretores de MT que desejam atuar nas áreas Vida e Previdência, quais dicas de abordagem, quais conceitos, atitudes e posturas; o presidente da Centauro poderia sugerir?
O processo de venda pode ser simples e oferecer as informações de interesse do cliente. O mercado está pronto e esperando. O corretor de seguros deve se adequar para atender o cliente de forma cuidadosa, compreendendo sua realidade e os produtos que realmente precisa. É o corretor que está próximo e conhece os anseios de cada uma das famílias que atende. O profissional deve entender que tempo é sinônimo de produtividade. Para isso, ele precisa organizar sua agenda e criar processos que o ajudem a ordenar seu trabalho. Tempo é um ativo que não pode ser comprado e nem recuperado, e se o profissional não consegue manter uma rotina organizada, o tempo se torna inimigo.
6 - Está nos planos da Seguradora estender sua atuação para estados da região do Centro Oeste brasileiro, entre eles, Mato Grosso. O que leva a Centauro a adotar essa estratégia?
Ao longo dos próximos anos, de maneira consciente e estratégica, a empresa tem como objetivo um crescimento sustentado aproveitando as oportunidades deste segmento que vem crescendo de forma diferenciada no País. Aliado a este objeto e foco temos uma estratégia imediata de ampliação de área de atendimento, uma vez que até este momento a Centauro havia focado sua operação na região sul e centro-oeste, passando agora a ser uma empresa com foco Nacional. Este projeto será desenvolvido dentro de uma premissa de fortes investimentos, com capitalização imediata dos sócios, mas também de uma política de reinvestimento de resultados nos próximos 5 anos.
7 - Ricardo, não foram muitas as perguntas, mas são
suficientes para detalhar um pouco sobre a Centauro aos corretores de Mato Grosso.
Chegamos à última pergunta, bom momento para agradecer a sua participação na
festa dos 25 anos e da inauguração da sede própria do Sincor-MT. Sugiro que o
senhor feche a entrevista ?vendendo o seu peixe?, isto é, expondo produtos e
informações sobre a seguradora que chamem a atenção dos corretores
mato-grossenses.
A Centauro consolidou uma associação a Ohio National reforça ainda mais o foco de trabalho da Companhia com o segmento corretor. A Ohio National, em todos os países que atua, sempre tem como foco uma operação baseada 100% no canal de corretores parceiros e independentes. Isto acontece até mesmo no mercado americano aonde, diferente da grande maioria das companhias de vida a Ohio não possui o sistema de agentes com vínculo empregatício e/ou exclusividade na comercialização de seus produtos. A Ohio National é uma empresa de foco exclusivo em vida e previdência. Desta forma a Centauro continuará dentro de seu foco original e certamente deverá desenvolver produtos e serviços nesta área, principalmente utilizando a experiência da Ohio National no setor de previdência e produtos de vida com acumulação de capital. Estamos prontos para apoiar os corretores parceiros a conquistar este enorme mercado.
Fonte: Sincor-MT, Lorenzo Falcão
Assessoria
de Comunicação do Sincor-MT:
http://www.sincormt.com.br/?p=lista&id=4316